O celular e o céu

 

Olhar para o céu está cada vez mais difícil para as pessoas que vivem nas grandes cidades por causa da poluição luminosa e atmosférica.

 

O que você diria, então, de tirar fotos dos astros? Somente aqueles aficionados em Astronomia, com câmeras poderosas e telescópios, é que se aventuram nesta atividade?

 

Se o objetivo é tirar fotos como aquelas que vemos nos livros e na internet realmente são necessários equipamentos e técnicas mais sofisticados. Mas se você tiver uma câmera ou um celular com mais recursos poderá tentar. Talvez você se surpreenda com o resultado.

 

Estou falando isso porque, apesar de astrônomo profissional, comecei a pesquisar o que uma pessoa comum poderia conseguir com um celular. Isso mesmo! Meu celular tem uma boa câmera, com 12 mega pixels e lente Zeiss. Além disso, comprei umas lentes sobressalentes que melhoram o alcance e dão alguns efeitos.

 

Comecei fazendo fotos da Lua apenas apontando meu celular para ela. O resultado ainda não é o ideal, mas promete. A primeira imagem mostra que a Lua está em fase (21%) e os três objetos próximos, fazendo um triângulo, são: a estrela Spica (a mais próxima da Lua); Saturno (à direita); e Marte (em cima).

 

Na segunda imagem utilizei o zoom da câmera junto com uma das lentes sobressalentes, que também tem zoom. Aumentei em quatro vezes o tamanho natural da câmera. A Lua também estava com 21% de fase, que aqui fica bem evidente.

 

Depois acoplei a câmera à ocular de um telescópio do Planetário, as imagens ficaram bem melhores. Podemos ver detalhes da Lua, como crateras e sombras nas mesmas, além dos mares que são mais escuros.

 

Comecei recentemente a me aventurar em conseguir uma boa imagem de Saturno, com a câmera acoplada ao telescópio. Até que não está mal, não é? Podemos ver os anéis de Saturno.

 

O problema maior que encontrei é a estabilidade da câmera. É difícil mantê-la parada e ter uma boa nitidez. A cada quatro tentativas de fotografar, apenas uma deu um resultado satisfatório. E você? Não se anima? Vou continuar neste desafio. E, se você quiser nos enviar alguma foto será bem-vindo!

 

Aproveite o dia de Observação do Céu aqui no Planetário para admirar o céu e os objetos celestes. Fique por dentro das novidades da Astronomia e do Planetário curtindo nossa fanpage no Facebook, e seguindo o Twitter e o Twitter Infantil.

Compartilhar
Luis Guilherme Haun
Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro - Experiência na área de Astronomia, com ênfase em Nascimento Vida e Morte das Estrelas, atuando principalmente nos seguintes temas: terra, astronomia, estrelas, planetas e ensino. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723627Z0