Planetário recebe Jedicon Rio 2015

Stormtroopers, rebeldes e naves por todos os lados. Poderia ser uma cena de Star Wars, mas é apenas uma parte de tudo que estará presente na Jedicon Rio 2015, nos dias 28 e 29 de novembro, no Planetário do Rio. O evento, que chega a sua 15ª edição e a 3ª acontecendo no Planetário, é organizado pela Imagem Cultural e com curadoria do Conselho Jedi Rio de Janeiro e parceria da Fundação Planetário.

Em meio a ansiedade dos fãs da saga pelo sétimo filme “O Despertar da Força”, a Jedicon traz a apresentação dos filmes, palestras de especialistas, painéis especiais com analistas, críticos e humoristas, batalha de sabre de luz e até mesmo convidados internacionais, como o americano Timothy Zahn, autor de diversos livros aclamados pelos fãs e lançamento do Almanaque Jedi. Porém, não para por aí. Para celebrar a maioridade do Conselho Jedi, o Planetário do Rio será palco do inédito casamento Jedi, na Cúpula Galileu.

Os padawans também não ficarão de fora da programação, que conta com atividades para os pequenos de 0 a 12 anos. Entre elas, muitas oficinas – de sabre de luz, naves espaciais, produção de cosplay -, maquiagem temática, desfile, academia Jedi, contação de histórias, quiz, Star Wars e uma festa Jedi.

Tanize Richa, Presidente da Fundação Planetário, sobre a expectativa da próxima edição, diz: “A Fundação Planetário, junto ao Conselho Jedi do Rio de Janeiro, está muito feliz em proporcionar aos fãs de Star Wars mais uma edição da Jedicon. Em 2014, o evento não ocorreu. Por isso, a expectativa para este ano é muito grande. Nos dias 28 e 29 de novembro, o Planetário estará de portas abertas para receber a Jedicon e, com ela, todos os apaixonados por ficção científica. O evento que já reuniu milhares fãs da série, entre eles crianças, jovens e adultos, oferecerá ao público dois dias de atividades e atrações para todas as idades. Estão todos convidados!”

Ficou interessado em participar? Os ingressos já estão à venda através do ingresso.com ou na Rua do Passeio, 42, Centro (2º andar das Lojas Americanas), de segunda a sexta, das 10h às 14h e das 15h às 18h. Crianças até 6 anos não pagam e de 7 a 12 anos pagam meia entrada. Durante o evento, a programação tradicional do Planetário estará suspensa. As atrações oferecidas ao público serão as constantes na programação da Jedicon. Confira as atividades infantis do evento:

JEDICON 2015 – PROGRAMAÇÃO
DIA 28/11 (sábado)

Abertura dos portões: 10:00

CÚPULA CARL SAGAN (Lotação: 260 lugares)

10:30 – Abertura oficial da Jedicon
Apresentação de Fernando Caruso e Mariana Mel, com a presença dos Conselhos Jedi RJ, SP, MG, BA e RS.
11:30 – Jar Jar Brinks
Fernando Caruso, Rafael Studart e Ulisses Mattos, vão se juntar a alguns convidados especiais para fazer você rir com Força, num dos painéis mais engraçado das Galáxias! Garanta o seu lugar nessa insólita viagem.
12:30 – O Novo Despertar dos Quadrinhos de Star Wars
Rodney Buchemi, Cassiano Pinheiro e Tiberio Velasquez debatem sobre o passado, o presente e o futuro de Star Wars nas histórias em quadrinhos.
13:30 – Tauó: O Universo Star Wars invade a Turma da Mônica
Flávio Teixeira de Jesus é roteirista dos Estúdios Maurício de Sousa e um dos principais responsável pelas citações, inserções e paródias de Star Wars nas histórias da Turma da Mônica. Conheça todos os segredos por trás dessa fusão entre 2 universos que já acontece há mais de 30 anos
14:30 – O Fã de Star Wars: Passado, Presente e Futuro
Psicólogo e radialista há quase trinta anos, esse ano o crítico de cinema (e fã de Star Wars desde 1977), Eduardo Miranda, traz para o público da JEDICON uma visão “psico-socio-cultural“ do fã nacional e internacional da saga de Guerra nas Estrelas. Uma análise profunda, e bem-humorada, sobre as expectativas e os conflitos de gerações entre fãs.
15:30 – Lançamento Oficial do Livro Almanaque Jedi
Brian Moura e Henrique Granado, coordenadores do Conselho Jedi Rio de Janeiro lançam pela Editora LeYa o primeiro livro para fãs de Star Wars escrito também por fãs. Histórias, curiosidades, dicas e relatos divertidos para fãs de todas as idades e níveis de conhecimento.
16:00 – Painel Especial – Timothy Zahn / Cerimônia de Entrega das Medalhas de Bravura
O escritor mais amado pelos fãs de Star Wars, autor da consagrada Trilogia Thrawn (Herdeiro do Império, Ascenção da Força Sombria e O Último Comando) dentre tantos outros, Timothy Zahn tornou-se uma lenda do Universo Expandido de Star Wars. Diretamente dos Estados Unidos, o autor visita o Rio de Janeiro especialmente para conhecer os fãs de Star Wars e a Jedicon.
Após o painel com o autor, será realizada a cerimônia de entrega das Medalhas de Bravura aos seletos benfeitores que, através do crowdfunding ou ingressos especiais, fizeram por merecer a maior honraria da Aliança Rebelde, tais quais Luke Skywalker e Han Solo no final de Star Wars – Uma Nova Esperança.
17:30 – Show da Banda The Screeners
O que acontece quando quatro músicos nerds resolvem unir seus superpoderes para realizar algo realmente épico? A banda The Screeners é o resultado dessa convergência de talentos! Apresentando releituras rock’n’roll de trilhas sonoras clássicas do universo “nerd” (cinema, desenho animado, videogame, séries de TV, etc.), o maior diferencial de The Screeners é a qualidade artística de seus integrantes, que possuem uma vasta bagagem musical e de conteúdo nerd em suas histórias.
19:00 – Concurso de Cosplays / Fantasias
A tradicional e mais aguardada atração da Jedicon reúne cosplayers e entusiastas por fantasias de todos os cantos da galáxia numa disputa sempre acirrada pelo prêmio de melhor fantasia do ano. Se você veio com a sua, inscreva-se e participe!
CÚPULA GALILEU GALILEI (Lotação: 90 lugares)

11:00 – Naves da Ficção Científica (Apresentação full dome)
Com o Astrônomo Naelton Araújo. Muito antes dos primeiros vôos espaciais de verdade, a imaginação humana já antevia este tipo de viagem. Já nos acostumamos a ver reluzentes veículos cruzando o espaço da telinha e da telona. Fica estranho imaginar ficção espacial com seus de astronautas e alienígenas sem naves espaciais. Veremos como o cinema e a TV retrataram espaçonaves desde Flash Gordon até Star Wars. Usando uma avançada tecnologia de projeção digital veremos algumas das mais notáveis naves espaciais da ficção em plena ação na cúpula Galileu Galilei do Planetário do Rio.
12:00 – Mesa redonda de Literatura Fantástica e de Ficção Científica
Comandada pelo presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica do Brasil – CLFC, Clinton Davisson, a mesa falará sobre as particularidades de escrever ficção científica ou fantasia no Brasil, como Star Wars serviu de inspiração para os escritores e das dificuldades do mercado editorial.
Participações de Clinton Davisson (Fáfia, Hegemonia), Gerson Lodi Ribeiro (autor), Fábio Fernandes (autor), Alexey Dudswort (autor), Max Mallman (autor), Saulo Adami (autor), Justin Klaus (autor), Ricardo França (autor), Octávio Aragão (autor), Cirilo S. Lemos (autor) e Jorge Calife (autor)
13:30 – Jedi Carioca – A Trajetória do Conselho Jedi RJ
O documentário da Escaravelho Filmes sobre a história do Conselho Jedi Rio de Janeiro foi exibidade apenas uma vez, em agosto de 2015, no Cine Odeon. Os fãs têm agora a oportunidade de ver (ou rever) este emocionante registro do fã clube de Star Wars mais antigo do Brasil, que de pequenos encontros em lanchonetes chegou à maior convenção de Star Wars do país. Com a presença do diretor e produtores do filme.
16:00 – A Representação Feminina no Universo dos Filmes Star Wars
Com Maria das Graças Chagas e Alexandre Cantini Rezende.
Apesar de concebidas num século que já ficou para trás, grande parte das personagens femininas de Star Wars há décadas já se caracterizam por atributos que personagens de outras Sagas, em pleno século 21, ainda falham para alcançar no que se refere a forma como os personagens femininos de ficção são representados. E embora seja pequena em relação a galeria de personagens masculinos, a galeria de personagens femininos de Star Wars está repleta de figuras constituídas por uma essência de puro e autentico protagonismo. Então nada há mais a conquistar para os personagens femininos neste universo? Claro que há, afinal de contas, é um universo de mulheres guerreiras e exigentes, entre elas as próprias fãs! No entanto não há como negar o quanto Star Wars se diferencia de forma positiva, neste aspecto, de universos similares. Venha mergulhar junto neste passeio recheado de reflexões!
17:00 – Uma breve conversa sobre Cosplay
Uma animada conversa com Raphael Netto e Robert Carvalho (cosplayers do Conselho Jedi Rio de Janeiro) sobre o mundo dos cosplays. Dicas, truques e noções básicas para quem faz ou quer fazer parte dessa atividade cada vez mais popular nos eventos geeks do mundo todo.
CINEMA CONTÍNUO (Lotação: 30 lugares)

13:00 – Meet&Greet – Fernando Caruso, Rafael Studart, Ulisses Mattos e convidados
– Fernando Caruso é comediante, professor, ator e roterista. Mas é, antes de tudo, nerd. Sua coleção de quadrinhos rivaliza os limites do bom senso.
– Ulisses Mattos é roteirista, humorista e jornalista. É um dos criadores do canal Alta Cúpula, da websérie Épica das Galáxias e do Nerdzone. Costuma fazer palestras e debates sobre super-heróis e viagem no tempo.
– Rafael Studart é comediante, roteirista e professor universitário de física. Ainda sonha em fazer uma viagem no tempo, mas tudo que conseguiu foi perder tempo pensando nisso.
14:30 – Meet&Greet – Timothy Zahn
Timothy Zahn é um dos mais conhecidos novelistas de ficção científica, graças a sua obra-prima, a Trilogia Thrawn (O Herdeiro do Império, A Ascenção da Força Sombria e O Último Comando). Zahn também escreveu a duologia The Hand of Thrawn (Specter of the Past, e Vision of the Future), Survivor’s Quest, Outbound Flight, Allegiance, Choices of One e Scoundrels, além de ter contribuído com o roteiro de vários quadrinhos e histórias curtas, incluindo Mara Jade: By the Emperor’s Hand.
16:00 – Meet&Greet – Flávio Teixeira de Jesus (Estúdios Maurício de Sousa)
Flavio Teixeira de Jesus é roteirista da Turma da Mônica há mais de 20 anos. Nesse período, já participou de várias áreas criativas, como a tematização e criação de brinquedos para os Parques da Mônica, escreveu peças de teatro, shows e eventos com os personagens, livros, material para Merchandising, pequenas dublagens, histórias de linha e especiais, Clássicos do Cinema, Turma da Mônica Jovem (inclusive a edição do casamento de Mônica e Cebola), Chico Moço, entre outras. É um dos principais responsáveis pelas citações e paródias de Star Wars no universo da Turma da Mônica. Participou também da concepção e montagem criativa de varias exposições, inclusive dos 50 anos de Mauricio de Sousa. Atualmente, escreve roteiros de todas as turmas e acha que ainda tem muita história para contar.

 

Domingo (29/11)
Abertura dos portões: 10:00

CÚPULA CARL SAGAN (Lotação: 260 lugares)

10:30 – Abertura oficial da Jedicon
Apresentação de Fernando Caruso e Mariana Mel, com a presença dos Conselhos Jedi RJ, SP, MG, BA e RS.
11:30 – Jar Jar Brinks
Fernando Caruso, Rafael Studart e Ulisses Mattos, vão se juntar a alguns convidados especiais para fazer você rir com Força, num dos painéis mais engraçado das Galáxias! Garanta o seu lugar nessa insólita viagem.
12:30 – Entrega do prêmio Argos de Literatura Fantástica
O prêmio que chega a sua sétima edição é entregue todos os anos pelo Clube de Leitores de Ficção Científica do Brasil. Os membros votam diretamente por voto secreto nos melhores romances, contos e antologias do ano anterior. Vale somente obras publicadas inicialmente em língua portuguesa. O objetivo é incentivar a escrita e a leitura de obras de fantasia autores nacionais ou de língua portuguesa.
Além de melhor romance, conto e antologia, ainda há o prêmio especial pelo conjunto da obra. Este ano o homenageado será Jorge Luiz Calife, jornalista e escritor de ficção científica autor de As Sereias do Espaço e da saga Padrões de Contato, um dos mais complexos universos de ficção científica criados no Brasil. Calife ficou conhecido na década de 80 por escrever o conto 2002, continuação de 2001 – Uma Odisseia no Espaço, o conto foi lido por Arthur C. Clarke e usado como inspiração para escrever 2010 – O ano que faremos contato que virou filme em 1984.
13:30 – Jedi Mentalista – Uma aula sobre a Força
Leonardo Martins, um dos maiores nomes do Mentalismo no Brasil, apresenta números clássicos de Mentalismo com uma roupagem do universo Star Wars. O Mentalista se apresentará este ano como um mestre Jedi dando uma aula para os iniciantes da Força.
14:30 – O Futuro de Star Wars: A verdade sobre a compra pela Disney e o despertar da saga
O medo da influência da Disney sobre Star Wars tem gerado muitos rumores e besteiras espalhadas por fãs e pela imprensa dita especializada. Para desmistificar boatos, a palestra contará os bastidores sobre a negociação, que partiu de uma agressiva campanha de aquisições por parte da Disney, mas também calhou com a vontade de George Lucas se aposentar e deixar seu legado em um porto seguro — justamente o estúdio que ele mais admirava, desde criança, e com que realizou parcerias envolvendo Star Wars e Indiana Jones. Grande parte dos atos cuja responsabilidade tem sido imputada à Disney, na verdade foram decisões da substituta escolhida pelo próprio Lucas para o comando da Lucasfilm, Kathleen Kennedy. A palestra traçará um perfil de Kathleen Kennedy e mostrará como ela pretende conduzir a saga no futuro, da mesma maneira independente que Kevin Feige gerencia a Marvel, e John Lasseter, a Pixar.
15:30 – Lançamento Oficial do Livro Almanaque Jedi – convidado especial: Affonso Solano
Brian Moura e Henrique Granado, coordenadores do Conselho Jedi Rio de Janeiro lançam pela Editora LeYa o primeiro livro para fãs de Star Wars escrito também por fãs. Histórias, curiosidades, dicas e relatos divertidos para fãs de todas as idades e níveis de conhecimento.
16:30 – Painel Especial – Timothy Zahn / Cerimônia de Entrega das Medalhas de Bravura
O escritor mais amado pelos fãs de Star Wars, autor da consagrada Trilogia Thrawn (Herdeiro do Império, Ascenção da Força Sombria e O Último Comando) dentre tantos outros, Timothy Zahn tornou-se uma lenda do Universo Expandido de Star Wars. Diretamente dos Estados Unidos, o autor visita o Rio de Janeiro especialmente para conhecer os fãs de Star Wars e a Jedicon.
Após o painel com o autor, será realizada a cerimônia de entrega das Medalhas de Bravura aos seletos benfeitores que, através do crowdfunding ou ingressos especiais, fizeram por merecer a maior honraria da Aliança Rebelde, tais quais Luke Skywalker e Han Solo no final de Star Wars – Uma Nova Esperança.
18:00 – Show da Banda Stormtroopers do Sucesso
Durante a Jedicon de 2007, o baterista Ary Gallo propôs ao tecladista Helvecio Parente: “e se a gente montasse uma banda só para tocar temas de filmes, séries e games, pra tocar na Jedicon do ano que vem?” Surgia assim uma das atrações mais tradicionais da Jedicon RJ: a banda Stormtroopers do Sucesso, que, em 2015, encerrará o evento pela quinta vez consecutiva. Atualmente, a banda é composta por Leonardo Guimarães no baixo, Marcio Meirelles na guitarra e Rodrigo Borba na bateria, além do fundador Helvecio Parente nos teclados. O show conta com temas de Star Wars (claro!), séries de ficção científica, trilhas de videogames e temas nerds em geral. E, pra quem estava nos shows anteriores, os Stormtroopers prometem uma novidade no repertório!
19:00 – Concurso de Cosplays / Fantasias
A mais aguardada atração da Jedicon reúne cosplayers e entusiastas por fantasias de todos os cantos da galáxia numa disputa sempre acirrada pelo prêmio de melhor fantasia do ano. Se você veio com a sua, inscreva-se e participe!

CÚPULA GALILEU GALILEI (Lotação: 90 lugares)

11:00 – Mistérios Científicos do Universo
Com o Astrônomo Alexandre Cherman. Não há Ficção Científica sem ciência; nos dias atuais, algumas vezes estas duas vertentes se confundem, uma vez que o avanço da Ciência nos leva em direções cada vez mais complexas e destacadas de nosso cotidiano. Conceitos como Matéria Escura, Buracos Negros e Antimatéria podem parecer obra de ficção, mas são bem reais! E podem ser explicados de forma simples e direta. É este o objetivo desta apresentação.
12:00 – Jedi Carioca – A Trajetória do Conselho Jedi RJ
O documentário da Escaravelho Filmes sobre a história do Conselho Jedi Rio de Janeiro foi exibidade apenas uma vez, em agosto de 2015, no Cine Odeon. Os fãs têm agora a oportunidade de ver (ou rever) este emocionante registro do fã clube de Star Wars mais antigo do Brasil, que de pequenos encontros em lanchonetes chegou à maior convenção de Star Wars do país. Com a presença do diretor e produtores do filme.

14:30 – Casamentos Jedi
O momento mais importante da vida de um casal, levado ao universo dos apaixonados pela saga Star Wars. Cerimônia temática dos noivos, decoração e até o bolo.

CINEMA CONTÍNUO (Lotação: 30 lugares)

13:00 – Meet&Greet – Fernando Caruso, Rafael Studart, Ulisses Mattos e convidados
Fernando Caruso é comediante, professor, ator e roterista. Mas é, antes de tudo, nerd. Sua coleção de quadrinhos rivaliza os limites do bom senso.
Ulisses Mattos é roteirista, humorista e jornalista. É um dos criadores do canal Alta Cúpula, da websérie Épica das Galáxias e do Nerdzone. Costuma fazer palestras e debates sobre super-heróis e viagem no tempo.
Rafael Studart é comediante, roteirista e professor universitário de física. Ainda sonha em fazer uma viagem no tempo, mas tudo que conseguiu foi perder tempo pensando nisso.
14:30 – Meet&Greet – Timothy Zahn
Timothy Zahn é um dos mais conhecidos novelistas de ficção científica, graças a sua obra-prima, a Trilogia Thrawn (O Herdeiro do Império, A Ascenção da Força Sombria e O Último Comando). Zahn também escreveu a duologia The Hand of Thrawn (Specter of the Past, e Vision of the Future), Survivor’s Quest, Outbound Flight, Allegiance, Choices of One e Scoundrels, além de ter contribuído com o roteiro de vários quadrinhos e histórias curtas, incluindo Mara Jade: By the Emperor’s Hand.
16:00 – Meet&Greet – Affonso Solano
Autor da série Espadachim de Carvão, ilustrador, coordenador da Editora Leya e co-criador do Matando Robôs Gigantes.

ATRAÇÕES EXTERNAS
10h/19h- Videogames (3º andar)
Senhores dos Jogos/Boardgames (3º andar)
Exposição Star Wars na Turma da Mônica
Exposição Pet Wars
Exposição Fotos Rio de Jedi – Fabio Seixo (O Globo)
Exposição Esculturas de Papel
Exposição Dioramas e Action Figures
Fotos com R2D2 e Yoda

 

ESPAÇO PADAWAN
OBS: Distribuição de senhas para todas as atividades. Sujeito à lotação. O responsável legal deve permanecer na área acompanhando o seu Padawan.

9:30h, 10:30h e 11:30h – Oficina De Naves Espaciais (A partir de 5 anos)
11h – Desfile Cosplay Bebê e Mamãe
Brincadeiras Infantis Adaptadas à Temática Star Wars (A partir de 5 anos)
9:30h, 10:30h e 11:30h – Contação De Histórias Jedi (A partir de 3 anos)
13h – Maquiagem Cosplay (A partir de 5 anos)
13h- Arena Jedi (A partir de 6 anos)
13h30, 15h30 e 17h30 – Quiz Star Wars – (A partir de 8 anos)
13h30, 15h30 e 16h30 – Oficina De Sabre De Luz (A partir de 6 anos)
15h – Desfile Cosplay (A partir de 8 anos)
16h30 – Festa Jedi (A partir de 7 anos)

 

Serviço
Ingressos: www.ingresso.com/hotsite/jedicon2015rj
Dias: 28 e 29 de novembro
Local: Planetário da Gávea – Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea, Rio de Janeiro
ATENÇÃO: Visita ao Museu do Universo e Sessões de Cúpula não estarão disponíveis nos dias 28 e 29 de novembro.