A Noite de Yuri

yuri02

Neste dia 12 de abril de 2016 fazem 55 anos do primeiro homem no espaço: Yuri Gagarin, que deu uma volta à Terra a bordo da espaçonave Vostok 1.

A corrida espacial entre URSS e EUA começou com uma vantagem enorme dos soviéticos. Foram eles que colocaram o primeiro satélite em órbita (Sputnik 1, em outubro de 1957) e o primeiro ser vivo no espaço (a cadela da raça Laika a bordo do Sputnik 2, em novembro do mesmo ano).

site 2

Levar um ser vivo ao espaço é relativamente fácil, trazê-lo intacto de volta é outra história. Para voltar, o veículo espacial tem que enfrentar a resistência do ar que facilmente incineraria qualquer objeto que não entre no angulo correto. Para enfrentar o aquecimento foi preciso desenvolver um escudo térmico e estes escudos são caros e pesados, fica contraproducente recobrir a nave inteira. Portanto, era preciso que a nave entrasse com o escudo voltado para direção correta e no ângulo correto, isto implicou em um controle de atitude (não confundir com altitude). Além disso, era preciso reduzir a velocidade para reentrar na atmosfera e, para isso, foram desenvolvidos os retrofoguetes.

k2_items_src_028e4471e20a03faaf87e4501465e34e

Os americanos e soviéticos desenvolveram esta tecnologia e testaram com animais várias vezes antes de enviar um ser humano ao espaço. Em 12 de abril de 1961, o astronauta Yuri Gagarin subiu ao espaço a bordo da nave Vostok, a partir do Cosmódromo de Baikonur. Foi uma volta ao redor da Terra em uma hora e quarenta e oito minutos que mudou a cara do mundo. Não é de se estranhar que algumas lendas foram levantadas como a frase nunca dita: a Terra é Azul.

Em vários lugares do mundo esta noite é festejada.

Links interessantes:
http://www.planetario.ufrgs.br/yuri.html
https://yurisnight.net
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vostok_I