Caçadores de satélites: alerta para o fim de semana!

Este fim de semana promete para os aficionados em acompanhar as passagens de satélites. A Estação Espacial Internacional (ISS – International Space Station) terá duas passagens bem favoráveis, uma no sábado (18 de março) e outra no domingo (19 de março). Estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil verão as passagens.

Quando a passagem da estação se dá em condições favoráveis, como no caso deste final de semana, qualquer pessoa pode observar usando seus próprios olhos. Isso mesmo, não há necessidade de telescópio. Na verdade, já que o evento é relativamente curto, o telescópio pode até atrapalhar. Basta apenas pegar as cartas celestes e se dirigir para um local onde você tenha acesso ao céu e, de preferência, com o horizonte livre e sem luz urbana.

ISS_pass_landscape
Foto de uma passagem da ISS. Crédito: http://albertzurita.eu/spot-the-station/

A ISS é visível porque reflete a luz do Sol, da mesma forma que a Lua. Ao contrário da Lua, ela não pode ser observada durante o dia mas, sob certas circunstâncias, momentos antes do amanhecer ou após o pôr do Sol. Para alguns, ela lembra uma estrela, só que em movimento. Para outros, um avião, com a exceção de que a ISS não apresenta luz piscando.

As cartas celestes abaixo indicam a passagem da ISS por entre as constelações, para cada uma das datas. Elas foram confeccionadas para a Cidade do Rio de Janeiro e arredores. Se você estiver em outra cidade, poderá obter uma carta adequada AQUI (lembre-se de informar a sua cidade antes de gerar a carta). Note que alguns horários estão indicados nas cartas, uma vez que precisamos saber não somente para onde olhar, mas também, quando!

No caso de alguém tirar foto do evento e desejar compartilhar conosco, fique à vontade!

Vamos torcer para o céu colaborar neste fim de semana (pelo menos de noite). Boa caçada!

carta_18mar
Carta celeste para a passagem da ISS no dia 18 de março, para a Cidade do Rio de Janeiro e arredores. Norte está em cima e sul embaixo.
carta_19mar
Carta celeste para a passagem da ISS no dia 19 de março, para a Cidade do Rio de Janeiro e arredores. Norte está em cima e sul embaixo.
Compartilhar
Paulo Cesar Pereira
Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro - Especialização em Astrofísica e atualmente está envolvido com História da Ciência. Desenvolve atividades na área de divulgação e ensino de Astronomia. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791842T2