Transmissão da oposição de Júpiter

No dia 5 de abril, realizamos a primeira transmissão ao vivo do Planetário pelo Facebook, celebrando a oposição de Júpiter, ocorrida dois dias depois.

Já havíamos transmitido pela internet uma ocultação e um eclipse lunar, e essas experiências foram criando em nós o entusiasmo para buscarmos novas formas de transmitir imagens ao vivo do céu ao mesmo tempo que pudéssemos interagir com perguntas e comentários feitos também ao vivo. E, evidentemente, surgiu o entusiamos para melhorar e fazer muitas outras transmissões que virão nos próximos meses.

Durante a noite da transmissão, que ocorreu a partir das 20h45, Júpiter se deslocou dessa forma no céu, até cerca de 3h da madrugada do dia seguinte:

Movimento diurno do céu, mostrando o deslocamento de Júpiter na noite da transmissão, desde o início até cerca de 3h da madrugada (imagens de www.cartascelestes.com)

Aproveitando ainda o bom céu daquela noite e os equipamentos montados para a transmissão, ficamos mais algumas horas aqui no Planetário. Maurício Arbex, que captou todas as imagens de Júpiter exibidas durante a transmissão, pode observar o planeta por mais tempo, e o que ele obteve nos permitiu montar o GIF abaixo:

Rotação de Júpiter. Imagens: Maurício Arbex.

Deixem suas sugestões de novos temas para as próximas transmissões. O que gostariam de observar ao vivo conosco? Aglomerados? Outros planetas? Nebulosas?