Grupos

Reúna seu grupo e agende uma visita ao Planetário!

O agendamento é realizado para grupos de, no mínimo, 15 pessoas e é destinado instituições que possuam CNPJ. É imprescindível a informação desse documento para o agendamento da visita.
Os agendamentos escolares para visitação às unidades Gávea e/ou Santa Cruz são realizados pelo telefone 2088-0537, de segunda a sexta das 10h às 17h, e devem ser feitos com, no mínimo, 15 dias de antecedência. Valor por pessoa: R$ 13.


Sobre a visita ao Planetário de Gávea
O grupo poderá conhecer, através de uma visita guiada pelos monitores do Planetário, o Museu do Universo e seus experimentos interativos, que tratam a Astronomia de uma forma lúdica a dinâmica. Além disso, poderá conferir registros de imagens feitas pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), na exposição “O Universo Deslumbrante”. Já na exposição “ExpoLuz”, é possível aprender mais sobre a história da Luz, que contempla toda a trajetória e a importância dessa onda magnética.

O grupo assistirá também a uma Sessão de Cúpula, que é escolhida pela própria instituição de acordo com uma programação prévia. As Sessões duram em média 45 minutos e são apresentadas por astrônomos da Fundação, que ficam à disposição, após o término, para perguntas e debate sobre Astronomia.

 

Sobre a visita – Planetário de Santa Cruz
No Planetário de Santa Cruz, o grupo poderá visitar as exposições “O Sistema Solar”, “14 Bis” e “Astronomia na Escola”. A primeira mostra informações mais recentes sobre os astros do Sistema Solar. Um painel dedicado ao Sol mostra de que é feita a nossa estrela e como ela produz a energia que mantém a vida. Na segunda, o público poderá saber mais sobre a invenção de Santos Dumont, e conferir a réplica em detalhes do avião. Na obra “Astronomia na Escola”, é possível reconhecer a influência da Astronomia nas matérias que compõem a grade curricular das escolas.

Após a visita às exposições, acontece a Sessão de Cúpula. A projeção, que é escolhida pela própria instituição de acordo com uma programação prévia, dura em média 40 minutos e é apresentada por astrônomos da Fundação, que ficam à disposição, após o término, para perguntas e debate sobre Astronomia.