Grupos

O Planetário recebe grupos e instituições que possuem CNPJ para uma experiência de contato e aprendizado com a Astronomia e as Ciências Afins com nossos astrônomos e monitores.

Os visitantes podem conhecer, através de uma visita guiada, o Museu do Universo e seus experimentos interativos, que abordam a Astronomia de uma forma lúdica a dinâmica. Além disso, podem conferir registros de imagens feitas pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), na exposição “O Universo Deslumbrante”. Já na exposição “ExpoLuz”, os alunos podem aprender mais sobre a história da Luz, que contempla toda a trajetória e a importância dessa onda magnética.

Os estudantes assistem também a uma Sessão de Cúpula, que é escolhida pela própria instituição, de acordo com uma programação prévia. As sessões duram, em média, 30 minutos. E, após, os nossos astrônomos ficam à disposição para responder perguntas e tirar dúvidas.

Confira abaixo as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre agendamento de visitas:

  • Como realizar o agendamento?
    Os agendamentos são feitos pelo telefone 2088-0537 ou pelo e-mail cav.fpcrj@gmail.com, de segunda a sexta, das 10h às 17h.
  • Quando realizar o agendamento?
    A solicitação de visita para grupos deve ser feita com, no mínimo, 15 dias antes da data pretendida.

  • Qual é o número mínimo e máximo de pessoas por agendamento?
    Cada grupo agendado deve ter, no mínimo, 15 pessoas e, no máximo, 90, caso a cúpula seja a Galileu Galilei, e 260, se a cúpula for a Carl Sagan. 
  • Quais são os horários disponíveis?
    As visitas para grupos agendados acontecem de terça a sexta, das 9h às 17h.
  • Quanto tempo dura uma visita?
    As visitas duram, em média 1h30min. 

  • Quanto custa?
    O valor por cada pessoa do grupo é de R$ 13.
  • Como deverá ser realizado o pagamento?
    Após a confirmação do agendamento pelo telefone, será gerado um boleto para pagamento em até 10 (dias).