Confira a programação de férias do Planetário

No dia 2 de janeiro, o Planetário da Gávea retorna às atividades com uma programação especial. Além dos fins de semana, o público poderá assistir Sessões de Cúpula também de terça a domingo. A atração acontecerá às 16h e 17h, na cúpula Carl Sagan, a maior da América Latina. Às segundas-feiras, o local estará fechado.

A primeira sessão será Uma Aventura no Planetário. A animação infantil conta a história dos personagens Monitor e Mouse que, sozinhos na cúpula lotada de pessoas pedindo para começar a sessão, assumem o comando dos equipamentos e levam o público por uma viagem ao espaço. Nessa aventura, com muito humor, eles mostram os planetas, o Sol, a Lua, as estrelas, as nebulosas, as galáxias e até um buraco negro. 

Já o filme Revisitando o Sistema Solar é o mais recente programa produzido pela Fundação Planetário que aborda o Sistema Solar e suas informações clássicas, tais como sua formação, principais características dos planetas, corpos menores, origem dos nomes dos planetas e as descobertas mais recentes. Revisitando o Sistema Solar é indicado para o público acima de 12 anos.

Após as sessões de cúpula, nos dias 2, 3 e 4, os espectadores terão a oportunidade de participar de um bate-papo com astrônomos do Planetário sobre o periélio. O fenômeno, que ocorre no dia 3, é a aproximação máxima da Terra em relação ao Sol, em sua órbita ao longo do ano.

Apesar de uma ala do Museu do Universo estar passando por reforma, o visitante pode visitar a Nave Escola, que abriga também experimentos interativos, e as exposições O Céu Deslumbrante e Expoluz, localizadas no segundo andar.

Também em janeiro, o Planetário oferecerá três dias da tradicional observação do céu. São elas: 23, 24 e 25. A atração, que é gratuita, acontecerá a partir das 20h, no terraço do Planetário. Durante esses dias a Lua estará em seu Quarto Crescente, um período bastante propício para observação pelo telescópio. Antes da atividade, haverá uma palestra com os astrônomos do Planetário sobre o céu.

Para as crianças que curtem Star Wars, o Planetário, em parceria com a Imagem Cultural, reservou uma programação especial. De 22 a 26 de janeiro, acontecerá a colônia de férias Brincando e Aprendendo Astronomia – O Último Jedi. A atração é voltada para o público de 6 a 10 anos e vai oferecer diversas atividades lúdicas e educativas para os padawans. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail feriasnoplanetario@gmail.com ou, ainda, pelo telefone (21) 96907-2480.

Confira abaixo a programação*.

Sessões de Cúpula:

De 2 de janeiro a 8 de fevereiro – Terça a Domingo
16h: Uma Aventura no Planetário (Cúpula Carl Sagan)
17h: Revisitando o Sistema Solar (Cúpula Carl Sagan)

– Nos dias 2, 3 e 4, haverá uma palestra sobre o periélio após cada sessão.

Ingressos: R$ 26 (R$ 13 meia)

Saiba mais sobre política de gratuidade e meia entrada

Observação do Céu:

Dias 23, 24, 25 de janeiro
Às 20h
Gratuito

 

Colônia de Férias

De 22 a 26 de janeiro
Das 13h às 17h.

Para saber mais sobre inscrições e valores, clique aqui.