Dias de Astronomia

    No dia 20 de abril, comemora-se, através do mundo, o Astronomy Day. E mantenho a expressão assim, em seu idioma original, por se tratar de uma iniciativa americana que não tem muita ressonância aqui em nosso país.

    O Astronomy Day acontece todos os anos, entre abril e maio, em um sábado próximo ao Quarto Crescente da Lua. Criado em 1973 pela Associação Astronômica do Norte da Califórnia, este dia concentra atividades de divulgação, com palestras, observações e outras atividades astronômicas. Inicialmente limitado à Califórnia, o Astronomy Day espalhou-se pelos Estados Unidos e ganhou o mundo, com mais ou menos força em países tão distintos como a Finlândia e as Filipinas, passando por Canadá e Nova Zelândia.

    No Brasil, existe um “dia nacional da Astronomia”, ainda que seja algo não oficial. É o dia 2 de dezembro, aniversário de D. Pedro II. O último imperador do Brasil, nascido em 1825, foi um grande incentivador das artes e das ciências, patrocinando a criação do Observatório Nacional, atualmente em São Cristóvão. Por ter dado um grande impulso à Astronomia brasileira, seu aniversário é reconhecido pela comunidade astronômica.

    Mas, falando em datas, e de volta ao nosso mês de abril, foi no dia 16 deste mês, em 1974, que foi fundada a SAB. Muitas donas de casa reconhecem esta sigla como sendo a de uma oficina de um fabricante de eletrodomésticos, mas também representa a Sociedade Astronômica Brasileira.

    A SAB é a entidade maior da sociedade astronômica brasileira, reunindo cerca de 400 membros, entre pesquisadores e estudantes. Sua reunião anual serve de pólo de difusão do conhecimento astronômico, permitindo que a comunidade científica voltada para a Astronomia possa interagir e trocar conhecimento em diferentes áreas de atuação, da história aos satélites artificiais, da astrofísica às teorias de formação do Universo.

    As reuniões da SAB são o fórum ideal para os astrônomos exporem seus trabalhos, que não são poucos. Apesar de pequena, a comunidade astronômica brasileira é bastante produtiva, participando de diversos projetos internacionais, como, por exemplo, o projeto Gemini, que prevê a construção de dois telescópios gêmeos, um no Havaí, outro no Chile.
    Por um ou outro motivo, abril é um mês que convida à Astronomia…