Eclipse Lunar – 27/07/2018

Quando a Lua, no seu movimento orbital, passa pela sombra da Terra ocorre um eclipse lunar. Neste momento o Sol, a Terra e a Lua (nesta ordem) ficam alinhados no espaço. Isso acontece durante a Lua Cheia – mas não em toda Lua Cheia – porque a órbita lunar não está no mesmo plano da órbita terrestre. Uma das coisas interessantes neste fenômeno é que parte da luz solar entra no cone de sombra da Terra e atinge a Lua durante o eclipse. Isso faz com que, no momento máximo do eclipse, a Lua continue visível. Dependendo das condições atmosféricas da Terra, a Lua pode ficar amarelada, laranja, vermelha ou marrom. A cor está ligada a quantidade de partículas em suspensão.

eclipse lunar
Diversos aspectos do eclipse lunar parcial de 3 de março de 2007 (tiradas sem telescópio pelo autor: usando somente o zoom óptico da câmera Canon PowerShot A520).

Na próxima sexta-feira, dia 27 de julho, teremos um eclipse lunar. Nem todo o Brasil verá a Lua eclipsada. Quanto mais para o litoral, a visibilidade será melhor. No Rio de Janeiro, a  Lua já nasce eclipsada às 17h 26min. Poderemos ver o fim do eclipse em torno das 19h 19min. Os melhores pontos para ver o nascer da Lua naquela noite estão no litoral sul da cidade onde se pode ver a Lua nascer no mar sem obstáculos. Do Morro da Urca até Barra de Guaratiba, o nascer da Lua poderá ser visto no mar. Lugares como o Arpoador, Praia do Diabo e Grumari parecem boas escolhas. Lugares altos onde se possa ver o nascer da Lua  (direção sudeste) sem prédios ou árvores também podem oferecer uma boa oportunidade para uma foto bonita.

O litoral sul da cidade do Rio de Janeiro é melhor lugar para ver a Lua nascer no mar (sem obstáculos) no dia do eclipse. As linhas pontilhadas paralelas mostram a direção do nascer da Lua no dia 27 de Junho (17:26).
O eclipse será totalmente visível na África Oriental, Oriente Médio e Índia.

O Planetário do Rio, em parceria com o clube de astronomia NGC51 e o Museu Histórico do Exército, estará no Forte de Copacabana (Campo de Marte) a partir das 17h  até as 20h 30min observando o eclipse e os diversos planetas visíveis naquela noite (Vênus, Júpiter, Saturno e Marte). Os convites serão distribuídos a partir das 16h na entrada do Forte. Há vagas limitadas. Caso chova ou nuble a observação será cancelada.

Link interessante:

https://www.timeanddate.com/eclipse/in/brazil/rio-de-janeiro?iso=20180727

 

Compartilhar
Naelton Araujo
Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro - Mestre em educação, gestão e difusão em ciências. Curador do Cineclube SciFi e idealizador do Encontro Nacional de Astronomia (ENAST). Especializado em Radioastronomia. Experiente em Mecânica Celeste, História da Astronáutica, e Ficção Científica. http://lattes.cnpq.br/6815906108362292