Fatos curiosos sobre o Sistema Solar

Por Domingos Bulgarelli – Astrônomo da Fundação Planetário

O sistema Terra-Lua

A Lua parece ter se originado de um grande impacto, acontecido antes da solidificação de nosso planeta há mais de quatro bilhões de anos. Essa hipótese é a mais aceita atualmente, por conta da descoberta da semelhança no teor dos elementos químicos encontrados tanto na Lua quanto na Terra. Seja como for, o fato de a Terra possuir um satélite com as dimensões da Lua criou uma estabilidade no seu eixo de rotação, sem qual a vida como conhecemos atualmente dificilmente existiria. 

A Lua e o Brasil

Outra curiosidade sobre a Lua, é que o seu diâmetro é menor que a distância entre os extremos leste e oeste, ou norte e sul, do Brasil. O diâmetro da Lua é de 3.476km, enquanto que a distância aproximada entre os extremos do nosso país, em linha reta de uma ponta a outra, na direção leste-oeste, é de 4.300km; já na direção norte-sul a distância é de 4.200km.

Os satélites gelados

Dos mais de 150 satélites conhecidos do Sistema Solar, somente o nosso, a Lua, os dois satélites de Marte e alguns pequenos de Júpiter e Saturno, são formados puramente de rochas. A maioria é constituída de uma mistura de rocha e gelo.

Girando ao “contrário” e girando “deitado”

Vênus gira ao “contrário”. Se pudéssemos observar o Sistema Solar de um ponto sobre o polo norte do Sol veríamos que todos os planetas giram ao seu redor no sentido anti-horário; mas, enquanto a maioria dos planetas também gira sobre seu eixo no sentido anti-horário, Vênus gira no sentido horário, em uma rotação "retrógrada", devido à acentuada inclinação de seu eixo de rotação: 176,9.

Urano gira “deitado”.  O eixo de rotação de Urano tem uma inclinação de 97,77, ou seja, seu eixo de rotação é aproximadamente paralelo ao plano de sua órbita ao redor do Sol. Quando um dos polos é iluminado pelo Sol o outro está na escuridão. Apenas uma pequena faixa perto do equador experimenta um ciclo dia-noite muito rápido. Cada polo recebe 42 anos de luz solar, seguidos de 42 anos de escuridão.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Apoio Cultural 

 logo-patrocinio 01

 

Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea

Rio de Janeiro, RJ 22451-070

Telefone : +55 21 2274-0046

Segunda a Sexta: 9h às 17h | Sábado, domingo e feriados: 14h30 às 17h

prefeitura-do-rio

For Bet365 Click here B.BetRoll UK Bookies
WIll Hill BookiesW.BetRoll here...

Log In or Sign Up

Esqueceu sua senha? / Esqueceu seu usuário?