Mostra de educação ambiental traz ações de sustentabilidade ao Planetário da Gávea

Celebrando o Equinócio de Primavera do Hemisfério Sul e o Dia da Árvore, o Planetário do Rio, em parceria com o Sesc RJ, oferecerá atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável com a “Mostra Sesc +Verde”. Serão oficinas, vivências e exposições baseadas nos princípios de sustentabilidade, de 20 a 22 de setembro, de 9h às 16h, no Planetário da Gávea. Para participar, basta se inscrever no link: http://www.planetariodorio.com.br/mostra-sesc-verde-2018/. O ingresso é 1kg de alimento não perecível que será direcionado ao programa Mesa Brasil, do Sesc.

Haverá mais de 25 opções de atividades abertas ao público – crianças, jovens e adultos, como oficinas de reaproveitamento de banners, de embalagens e de brinquedos, mini jardins de suculentas, mini hortas e compostagem doméstica e identificação de espécies de árvores existentes no próprio planetário. Outros destaques da programação são a feira de trocas e mostra sobre movelaria sustentável, moda e casa sustentável, captação de água da chuva, uma exposição com dicas de sustentabilidade durante a higiene oral e uma feirinha orgânica, onde terão hortaliças e PANCs (plantas alimentícias não convencionais).

Todas as atividades serão fundamentadas nos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável da ONU: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.

Para reduzir o impacto socioambiental do evento, todos os participantes receberão copos ecológicos, evitando o uso de descartáveis. Nos dias 20 e 21, será oferecido almoço aos participantes da mostra. Durante a refeição, serão usados pratos de amido de milho, copos de mandioca e talheres retornáveis, reduzindo assim o uso de descartáveis de plástico, que podem levar mais de 200 anos para se decompor do meio ambiente.

Sobre o Sesc+ Verde

O projeto abrange todas as ações de educação ambiental do Sesc e foi criado com o intuito de realizar atividades educativas sobre as questões ambientais e de sustentabilidade, sendo uma ferramenta pedagógica na construção de uma percepção crítica na relação homem e ambiente, ultrapassando as questões ligadas somente a natureza e incluindo também os determinantes sociais, culturais e econômicos que contribuem para a construção de uma sociedade mais sustentável em toda sua complexidade.

Os temas propostos para as realizações são de natureza abrangente pela dimensão do assunto em questão, tais como: Plantio e Adubação; Gestão de Resíduos e Reaproveitamento; Ecologia; Recursos Hídricos; Produtos Naturais; Movelaria Sustentável e Tecnologias Ambientais.