O Carnaval

O Brasil é o país do Carnaval.

Tal afirmação deve ser encarada sem um julgamento de valores; para o bem ou para o mal, vivemos sim em um país onde o Carnaval é parte importante da cultura (não só popular). É parte importante também das nossas atividades econômicas. O Carnaval deve ser levado muito a sério.

Tendo ou não essas preocupações em mente, é bastante comum nos preocuparmos com a chegada do Carnaval. Mal começa o ano (antes, até) e todos se perguntam: “quando é o Carnaval?”. Foliões animados querem se preparar para a festa; os que não gostam da festa, querem aproveitar o feriado.

Quando, afinal de contas, é o Carnaval?

O Carnaval é uma festa vaga, ou seja, é uma festa móvel. A cada ano acontece em data diferente, pois foi fixada de acordo com o antigo calendário judaico. O calendário judaico é lunissolar, diferente do nosso calendário, puramente solar. Ambos contam o tempo de maneira eficiente; ambos concordam em grandes períodos de tempo. Mas de um ano para o outro, há certas discrepâncias.

Por incrível que pareça, o Carnaval tem origem cristã. Os excessos cometidos durante o Carnaval eram justificados pela chegada da Quaresma. Cristãos menos devotados aproveitavam a Quaresma para se dedicar à religião e, por isso mesmo, esbaldavam-se antes de sua chegada.

A data mais importante da fé cristã é a Páscoa, que representa a ressurreição de Cristo. Assim como o Carnaval, a Páscoa é uma data móvel em nosso calendário. No ano de 325 de nossa era, ficou decidido, no Concílio de Nicea, que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia após o equinócio de março. Padres e religiosos passaram a conhecer Astronomia para poder calcular corretamente a data da Páscoa.

A Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa. A semana anterior à Quaresma sempre foi uma semana de festas mundanas, celebrações terrenas. O domingo de Carnaval acontece 49 dias antes do domingo de Páscoa. Ou seja, ironicamente, para sabermos a data do Carnaval, precisamos antes saber a data da Páscoa.

Para nós, brasileiros, a equação parece invertida. Primeiro nos interessamos pela data do Carnaval, depois perguntamos quando é a Páscoa. Em tempo: neste ano, a terça-feira de Carnaval cai no dia 8 de fevereiro.