O último voo do Discovery

A Nasa vai realizar hoje, 24 de fevereiro, o lançamento do ônibus espacial Discovery pela última vez às 18h50m, no horário de Brasília. Em missão à ISS (Estação Espacial Internacional) levando peças de reposição, a nave comandada agora por Steve Lindsey tem como piloto Eric Boe e os astronautas Nicole Stott, Michael Barratt, Steve Bowen e Alvin Drew e é a mais antiga em funcionamento na frota da Nasa com 26 anos e 230 milhões de quilômetros percorridos em 38 viagens – aproximadamente 5.750 voltas sobre a superfície da Terra.

A última missão do Discovery é também o início de uma nova era, porque será nele que viajará o robonauta 2 (ou R2), o primeiro humanoide construído para auxiliar os astronautas nas tarefas de cotidiano da ISS, inclusive nos consertos e caminhadas espaciais. A princípio o R2 irá sem a parte inferior do corpo, que não ficou pronta a tempo, mas mesmo assim será um importante tripulante e entrará para a história como o primeiro robô enviado ao espaço.

A Nasa também preparou um vídeo com a retrospectiva das missões e feitos que o Discovery realizou, como ser o primeiro ônibus espacial a ter trazido um satélite de volta à Terra. Assista o vídeo na íntegra (em inglês).

 E para aqueles que querem sentir a emoção do último lançamento, a Nasa Tv estará fazendo a cobertura ao vivo. Inclusive com bastidores e comentários. Assista aqui.