Oposição de Marte

Muitas pessoas têm notado um astro surgindo na direção do nascente durante a madrugada. A cada dia o astro nasce mais cedo. O seu aspecto brilhante e alaranjado chama muito a atenção. Trata-se do planeta Marte que se aproxima da sua melhor época de observação: a oposição em 27 de Julho. A partir da primeira semana de agosto Marte terá um bom destaque logo do início da noite.

Marte na mente 

O planeta vermelho sempre despertou interesse popular. Apesar de Vênus se aproximar mais da Terra que Marte, sua atmosfera densa e enevoada não permite ver detalhes da superfície. A atmosfera marciana é quase transparente e deixa ver a superfície. A superfície marciana muda de cor conforme as estações do ano. Isso sugere semelhanças maiores com a Terra do que realmente existem. Pensava-se em Marte com água e vegetação devido as estas mudanças de aparência. Tudo isso fez do planeta vermelho o grande candidato a morada de alienígenas para imaginação humana. Alguns marcianos imaginários eram bem engraçados como o Marvin dos Looney Tunes (1948), outros mais misteriosos como o Caçador de Marte do Universo DC (1955).

Marvin, o Marciano.
Curiosidade: No dia 24 próximo fazem 70 anos da estreia do personagem dos Looney Tunes: o Marvin, o Marciano.

O livro de 1897 Guerra dos Mundos de H. G. Wells (1866-1946) foi pioneiro em criar uma narrativa de invasão marciana. O livro surtiu versões em diversas mídias até os nossos dias. A memorável radio dramatização em 1938 por Orson Welles (1915-1985) causou algum pânico: muitas pessoas pensaram que era verdade. Duas versões cinematográficas me chamam a atenção: 1953 de Byron Haskin e 2005 de Steven Spielberg (com o ator Tom Cruise). O final é de uma profundidade científica enorme.

Em 1912 Edgar Rice Burrouhgs (1875-1950), o criador de Tarzan, escreve as aventuras de John Carter no livro Princesa de Marte. Recentemente (2012)  a trama virou filme da Disney intitulado John Carter, Entre Dois Mundos dirigido por Andrew Stanton. Nessa história um terráqueo se transforma num grande guerreiro em Marte. Devido a gravidade marciana ser menor o personagem John Carter tem uma força prodigiosa.

Filmes sobre Marte
Filmes sobre Marte: Acima a esquerda – O Planeta Vermelho (Antony Hoffman, 2000). Acima a direita – Perdido em Marte (Ridley Scott, 2015). Abaixo a esquerda – Missão Marte (Brian De Palma, 2000). Abaixo a direita – John Carter, Entre Dois Mundos (Andrew Stanton, 2012).

Para mais detalhes visite este post: Marte: como imaginamos e como realmente é…

Marte em julho de 2018

Marte tem se apresentado um tom avermelhado bem intenso nesta oposição. Oposição é a melhor época para ver um planeta externo a órbita terrestre. Marte tem um tom avermelhado devido ao óxido de ferro (ferrugem) que cobre o planeta. A atmosfera marciana apesar de rarefeita é capaz de criar tempestades que levantam uma grande quantidade de poeira avermelhada. Estas tempestades podem tomar todo o globo marciano por dias a fio. Este ano a temporada de tempestade de areia marciana tem se prolongado bastante e todo o planeta ficou coberto de vermelho por várias semanas.

Apesar de seco e desértico Marte é muito frio. Sua temperatura média é de -63 graus Celsius. Nos seus polos podemos ver calotas de gelo de água recobertos por uma camada de gás carbônico congelado, também chamado de gelo seco. A busca de água em estado líquido em Marte ainda não surtiu resultados concretos.

Mapa de Marte
Mapa de Marte feito pelo Telescópio Espacial Hubble – Mosaico de quatro fotos de Marte durante a oposição 1999.

Marte se encontrará próximo a Lua no dia 27 de julho visível no nascente assim que o Sol se por.  Neste dia a Lua nascerá escura devido a um eclipse lunar.  Esta coincidência de eventos pode nos dar um espetáculo interessante: dois astros avermelhados no céu.

Apesar de mais próximo de nós a imagem de Marte ao telescópio não é das maiores. Marte tem aproximadamente metade do diâmetro da Terra. Ver Astronomia no Zênite


Observação: este é o meu 100° post neste blog. Muito bom estar em companhia (mesmo que só virtual) de você leitor e dos colegas que também escrevem aqui.

Naelton Araujo
Meu centésimo post.

Para quem quer saber mais segue uma lista de links interessantes:

As oposições de Marte

Grande descoberta em Marte

Descoberto de material orgânico em Marte

Foto da APOD

Missões a Marte

Os melhores filmes sobre Marte