Palestra e Observação do Céu serão realizadas nesta quarta-feira

Na próxima terça-feira, Júpiter estará em oposição. O fenômeno acontece quando o Sol, a Terra e o planeta ficam alinhados, nesta ordem. Este nome vem do fato de que quando visto da Terra, o planeta está oposto ao Sol: nasce na hora que o Sol se põe, fica visível a noite toda e se põe somente quando o Sol nasce. 

Para contemplar este fenômeno, na próxima quarta-feira (9), o Planetário realizará uma palestra para os visitantes, às 18h30. Na cúpula Galileu Galilei, os astrônomos falarão sobre o céu do dia e sobre a oposição de Júpiter. As senhas* serão distribuídas a partir das 18h, na recepção do Planetário.

Após a palestra, haverá a Observação do Céu na Praça dos Telescópios. Neste dia, o maior planeta do Sistema Solar estará bem brilhante e visível no céu. O astro poderá ser observado na constelação da Balança, próxima ao Escorpião, uma das constelações mais fáceis de se identificar no céu do outono/inverno. Os astrônomos coordenarão a atividade e estarão à disposição para tirar dúvidas dos participantes.

O público poderá contar ainda com foodbikes que trarão diferentes comidas e bebidas para essa noite especial de observação do céu. É importante lembrar que, caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, somente a observação do céu fica cancelada. A palestra permanece na programação, independentemente das condições meteorológicas.

Chame os amigos e venha observar o céu com a gente! Mais informações pelo telefone (21) 2088-0536.

 

*O ingresso social será 1kg de alimento não perecível.