Planetário do Rio comemora 48 anos!

O Planetário do Rio completa 48 anos de história. Inaugurada em 19 de novembro de 1970, a instituição é ligada à Prefeitura do Rio e se dedica a difundir a Astronomia, a ciência e o conhecimento científico, bem como oferecer cultura e lazer aos cariocas.

A Fundação Planetário, assim reconhecida desde 1993, é uma das mais importantes instituições de difusão da Astronomia da América Latina, sendo sinônimo de diversão científica-cultural, com atuação forte no novo setor conhecido como “edutenimento” (entretenimento educativo). A instituição faz isso não só através de suas tradicionais sessões de cúpula, mas também com uma série de atividades culturais que permitem a integração entre as mais diversas áreas da ciência.

Na Gávea, o Planetário do Rio dispõe de uma cúpula em Santa Cruz e duas cúpulas na unidade Gávea, a Carl Sagan e a Galileu Galilei. A última, a maior do Brasil, possui 260 lugares. Já a segunda possui sistema de projeção digital fulldome e abriga 90 pessoas. O Planetário possui, ainda, o Museu do Universo, espaço expositivo e interativo inaugurado em 2003; teatro, auditório, praça de observação do céu, jardins, estacionamento, praça infantil e um anfiteatro a céu aberto.

A instituição atende o público escolar e espontâneo. Em relação a 2017, o Planetário obteve um crescimento de 289% no atendimento. A Fundação Planetário é muito grata por fazer parte da história do Rio de Janeiro e por todos os cariocas que fazem parte desta história!