Planetário do Rio promove atividades culturais gratuitas em comemoração à Semana Mundial do Brincar

Anualmente, a Aliança pela Infância promove a campanha Semana Mundial do Brincar, com o objetivo de refletir e sensibilizar as pessoas sobre a importância do brincar para uma infância digna e saudável. Este ano, a ação acontecerá entre os dias 21 a 28 de maio e terá como tema “Brincar de Corpo e Alma” e contará com oficinas, contação de histórias e outras diversas atividades em diferentes cidades do país.

Para celebrar a Semana Mundial do Brincar, o Planetário do Rio, por meio do projeto Biblioteca Viva, oferecerá às crianças atividades lúdicas como forma de estimular e promover a leitura. Instigado pela positiva adesão de parceiros e o sucesso das últimas edições, o Planetário contará com uma semana recheada de programação gratuita para a criançada, que será nos dias 21, 22, 23, 24 e 26 de maio.

O Espaço Galileu será palco de brincadeiras circenses, resgate de brincadeiras infantis, oficina de construção de brinquedos com material reciclado, rodas de leitura, oficinas de desenho, oficina de experiência científica e os brinquedos do espaço. As atividades vão trabalhar conceitos como respeito, responsabilidade, individualidade, criatividade e ludicidade com o corpo.

A criança pode e deve sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo, sem precisar de muitos artefatos. Sentir o abraço da terra molhada entre os dedos dos pés descalços, vibrar com os toques e batuques das mãos criando ritmo pelo corpo, correr, fechar os olhos e sentir a brisa no rosto. Brincar de imaginação em seu quintal interior, onde tem espaço para divagar, imaginar fantasias, ser fada ou herói.

Confira a programação da Semana Mundial do Brincar:

21/05 (segunda-feira)

UNIVERSO CANTADO OU RODA CANTADA
14h às 15h
Facilitador: Cantor Celso Lira e equipe da Biblioteca
Sinopse: Encontro musical objetivando despertar o prazer e o gosto pela música popular brasileira e seus diferentes ritmos ou Resgate de cantigas de roda coreografadas pelas crianças.

QUE BICHO É ESSE?
15h às 16h
Facilitador: Ator Frederico Magella
Sinopse: “Que bicho é esse?” tem a música como fio condutor. Com o objetivo de estimular a criatividade dos pequenos, a atividade conta a história de um bicho, que aos poucos vai tomando vida. Após, haverá uma oficina com a pedagoga Simone Cavaliere, sobre o tema do espetáculo, explorando os diversos sons dos animais, buscando ampliar a percepção auditiva.

22/05 (terça-feira)

JOGOS E BRINCADEIRAS
10h às 12h e 15h às 17h
Facilitador: Equipe da Biblioteca
Sinopse: Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do Espaço Galileu para brincadeiras.

ESTÁTUAS DO NOSSO DIA A DIA
10h às 12h e 15h às 17h
Facilitador: Prof. Nathália França
Sinopse: Essa atividade tem como objetivo compartilhar as histórias da Cidade Maravilhosa por meio das estátuas, que são homenagens às pessoas que marcaram o Rio. E nada mais empolgante do que aprender sobre a própria história de forma lúdica para admirar e respeitar ainda mais o lugar em que se mora.

CANTANDO HISTÓRIAS
10h às 11h
Facilitador: Cantor Paulo Bi
Sinopse: Conhecido do público infantil por CDs como Festa dos Bichos,A Casa do Zé,De Paes para filhos, o compositor e cantor carioca Paulo Bi apresenta o trabalho Cantando Histórias. Instrumentos de percussão, fantoches, adereços, bonecos, são os elementos utilizados para apresentar contos folclóricos e de sua autoria.

ENCANTOS: HISTÓRIAS E CANÇÕES
11h às 12h
Facilitadora: Cantora Silvia Castro
Encantos: Histórias e canções, é um espetáculo com canções e narrativas do folclore brasileiro e brinquedos cantados. O espetáculo abre espaço para o encontro entre o jovem e o lúdico. As narrativas e as canções levam o público ao encantamento, ao exercício da memória.

BATE-PAPO COM O ILUSTRADOR
15h às 16h
Facilitador: Ilustrador Felipe Campos
Sinopse: Bate-papo com ilustrador convidado sobre como é produzir imagens para livros, finalizando com um desenho colaborativo.

JOGOS E BRINCADEIRAS
10h às 12h e 15h às 17h
Facilitador: Equipe da Biblioteca
Sinopse: Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do parque para brincadeiras.

23/05 (quarta-feira)

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS
10h às 12h e 15h às 17h
Facilitador: Escritora e contadora de histórias Karina Queiroz
Sinopse: Encontro com a escritora Karina Queiroz e contação de histórias baseada no seu livo: A Luneta Mágica no Reino da Escuridão e confecção de máscaras dos Trolls com a pedagoga Simone Cavaliere.

CONSTRUÇÃO DE BONECOS COM MATERIAL RECICLADO
10h às 12h e 15h às 17h
Facilitador: Artesão Luciano Lima da Silva
Sinopse: As crianças terão oportunidade de criar seus brinquedos utilizando garrafas pet, tampas de garrafas e outros materiais reciclados.

JOGOS E BRINCADEIRAS
10h às 12h e 15h às 17h
Facilitador: Equipe da Biblioteca
Sinopse: Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do parque para brincadeiras.

24/05 (quinta-feira)

SIMULAÇÃO DE LANÇAMENTO DE FOGUETE
10h às 12h e 15h às 17h
Facilitador: Astrônomo Rubens Villela
Sinopse: Conversa com o astrônomo sobre os princípios de lançamento de foguete seguida de demonstração prática utilizando garrafa pet, finalizando com uma oficina de foguete com material reciclado.

VISUALIZANDO SONS E MÚSICAS, A PINTURA VIBRACIONAL
10h às 12h e 15h às 17h
Facilitador: Duda Valle
Sinopse: Laboratório Cimática proporciona experiências lúdicas sobre a visualização das vibrações. A pintura vibracional é obtida através de estímulos sonoros em contato com papéis reciclados e pigmentos naturais. Serão oferecidas às crianças diversas possibilidades de participação ativa na criação de suas pinturas vibracionais, com músicas ou sons dos celulares.

JOGOS E BRINCADEIRAS
10h às 12h e 15h às 17h
Facilitador: Equipe da Biblioteca
Sinopse: Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do parque para brincadeiras.

26/05 (sábado)

APRESENTAÇÃO CIRCENSE DO GRAN CIRCO PIPOCA
Espetáculo: CIRCO DA SULÉIA
10h às 12h
Facilitador: Ator/Palhaço e teatrólogo Wagner Esse/CIA. W. ESSE
Sinopse: Show de variedades circenses objetivando envolver as crianças no universo mágico do circo, com a participação do público nas brincadeiras.