Planetário e Observatório Nacional: Parceria das Estrelas

O Universo está aumentando de tamanho, e cada vez mais rápido. Essa expansão acelerada é consequência da ação de uma energia cuja origem é totalmente desconhecida, e foi batizada de energia escura. Sabia que cientistas brasileiros estão entre os pesquisadores que buscam compreender mais sobre essa misteriosa entidade?

Uma parceria firmada entre o Planetário e o Observatório Nacional irá mostrar muito do trabalho realizado pelo LIneA (Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia) no projeto DES (do inglês: Dark energy Survey), em busca de compreender mais sobre a energia escura. A ideia é levar ao público detalhes do processo, desde o funcionamento dos equipamentos de observação até análises feitas por astrônomos utilizando os dados coletados.

Aguarde palestras, vídeos e sessões de cúpula com esse objetivo. Esperamos com essa oportunidade falar bastante sobre Cosmologia e a ciência feita por brasileiros. Pretendemos que além de compreender o que os cientistas pensam sobre nosso Universo em grande escala, possamos discutir com vocês a participação brasileira em questões científicas que envolvem projetos internacionais.

Da esquerda para direita: Ana Carolina, diretora financeira da Fundação Planetário do Rio de Janeiro; Dr. João dos Anjos, diretor do Observatório Nacional (ON); Dr. Nelson Furtado, presidente da Fundação Planetário do Rio de Janeiro e Dr. Luiz Nicolaci da Costa, Astrônomo do ON e coordenador do LIneA.

Uma das maiores satisfações para quem trabalha com educação científica no Brasil é falar da ciência feita no país. Por isso estamos muito felizes com essa parceria astronômica!