Planetário realizará nova edição de concurso de astrofotografia

Fotógrafos amadores e profissionais, está chegando a hora de mostrarem seus talentos! Em breve, o concurso Olhe Para o Céu, promovido pela Fundação Planetário, estará com as inscrições abertas. Não importa a técnica ou experiência, o objetivo do concurso de astrofotografia é incentivar todos a olharem para o céu.

O concurso tem três categorias:

  • Céu e Paisagem: Fotografias que mostrem objetos celestes (Sol, Lua, planetas, e/ou estrelas) mais detalhes da paisagem terrestre, naturais ou não, como montanhas, árvores ou edificações;
  • Objetos do Sistema Solar com Telescópio: Imagens obtidas a partir de câmera adaptada ao sistema focal de um telescópio com, no máximo, 12 polegadas ou 30 centímetros de abertura, mostrando qualquer objeto pertencente ao Sistema Solar;
  • Objetos do Céu Profundo: Imagens obtidas a partir de câmera adaptada ao sistema focal de um telescópio com, no máximo, 12 polegadas ou 30 centímetros de abertura, mostrando objetos considerados “objetos de céu profundo”, como nebulosas, aglomerados estelares e galáxias.

Cada participante poderá concorrer com uma foto somente em cada categoria. As fotografias serão enviadas por meio digital, para o e-mail: olheparaoceu_planetario@rio.rj.gov.br.

Haverá uma Comissão Julgadora para avaliar e selecionar as fotos vencedoras de cada categoria. Os fotógrafos ganhadores receberão um kit de livros produzidos pela Fundação Planetário e terão suas fotos expostas no Planetário da Gávea.

Em breve, mais informações sobre o concurso. Acompanhe nosso site.

Curta a página do concurso Olhe Para o Céu no Facebook e confira as belíssimas imagens participantes da última edição.