Planetário Sustentável

A Fundação Planetário do Rio de Janeiro, além de promover a Astronomia e Ciências Afins para a população carioca, também desenvolve ações que mostram seu comprometimento com a transformação do planeta em um lugar melhor para as futuras gerações. São diversas as atividades desenvolvidas que tornam o Planetário em um lugar de Astronomia, Ciência e Sustentabilidade, cujas ações são orientadas pela sua Estratégia de Baixo Carbono.

A Estratégia de Baixo Carbono da Fundação Planetário surgiu em seu Plano Estratégico 2013-2020, cujo eixo estrutural apoia-se nos três pilares da Sustentabilidade: Ambiental, Econômico e Social. As iniciativas de Sustentabilidade Ambiental alinham-se à Lei Municipal 5.248, de 27/01/2011, que institui a Política Municipal sobre a Mudança do Clima e o Desenvolvimento Sustentável. A principal iniciativa é a elaboração de Inventários de Gases de Efeito Estufa.

Os Inventários de GEE da Fundação Planetário, iniciados em 2013, são elaborados na metodologia GHG Protocol, adaptada às características brasileiras pelo Programa Brasileiro GHG Protocol. São publicados anualmente no Registro Público de Emissões.

Os Relatórios Executivos desses Inventários podem ser acessados abaixo:

Inventário do ano de 2012

Inventário do ano de 2013

Inventário do ano de 2014

Inventário do ano de 2015