Sessões de Cúpula

O Planetário da Gávea é reconhecido pelas projeções que são realizadas durante as Sessões de Cúpula, que se tornaram referência para o público. 

As sessões de cúpula consistem em filmes com temática de Astronomia projetados em superfícies esféricas que provocam a sensação de imersão no espectador.

Atualmente, o Planetário da Gávea dispõe de duas cúpulas: a Galileu Galilei e a Carl Sagan. Ambas são equipadas com modernos projetores e oferecem ao público conforto e uma incrível experiência de contato com a Astronomia.

A Galileu Galilei, com 90 lugares, foi reformada em 2011 e proporciona uma experiência de imersão para os visitantes, por meio de uma moderna tecnologia de projeção, realizada em formato 100% digital fulldome. Diferentemente de uma sala de cinema, onde a tela fica à frente de todos, na Galileu Galileu, a tela fica ao redor de todos.

A Carl Sagan, com 260 lugares, é a mais antiga, inaugurada em 1998. O visitante, acomodado em confortáveis poltronas reclinadas, assiste às projeções realizadas por projetores opto-mecânicos, através de um intrincado sistema de lentes ou fibras ópticas, que simulam o céu noturno estrelado. Todas as projeções são feitas cuidadosamente de modo a reproduzir o céu real com a maior fidelidade possível.

Sobre a Venda de Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos de forma presencial, na bilheteria do Planetário da Gávea, até 10 (dez) minutos antes do início de cada sessão, de acordo com a lotação máxima da Cúpula.

O visitante pode ainda garantir seu ingresso pela internet, através do site da Bilheteria.com.

Confira aqui os valores e nossa Política de Gratuidade e Meia Entrada.

 

Sessão de Cúpula Especial

O Planetário da Gávea oferece sessões especiais em inglês e francês, mediante agendamento, para grupos de, no mínimo, 45 pessoas. Os filmes, exibidos na Cúpula Galileu Galilei, são “Two Small Pieces of Glass” e “A Planetarium Adventure”.
Mais informações e agendamento pelo telefone 2088-0537.

 

ATENÇÃO: a temperatura média das cúpulas é de 18°C. Portanto, é recomendável que os visitantes tragam agasalhos.