Experimentos Interativos

Aprender sobre Astronomia nunca foi tão fácil, divertida e lúdica. Por meio de experimentos interativos, o Museu do Universo proporciona uma experiência diferente para nossos visitantes. 

Por meio de convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), o primeiro piso do Museu do Universo foi reformado e aberto ao público no início do ano de 2018. A fim de tornar o visitante o protagonista da sua própria visita, o espaço foi contemplado com postos que possibilitam uma experiência individual. Dessa forma, em cada ambiente temático, os visitantes têm acesso às informações sobre diversas áreas da Astronomia. 

No ambiente A Terra em Movimento, os visitantes podem explorar, simultaneamente, em telas de 21”, conteúdos e conceitos interativos referentes às Fases da Lua, Eclipses, Estações do Ano, Movimento Aparente do Sol e Marés. Nessa área, o visitante pode, ainda, consultar a Carta de Mercator, que mostra a disposição dos planetas no céu numa data específica.

Outro ambiente, também com monitores touchscreen, aborda o tempo. Com o título Que Horas São?, a área traz informações sobre a medição do tempo, fusos horários e a localização de um ponto na superfície da Terra usando informações astronômicas.

Os principais astrônomos, seus precursores e sua influência no desenvolvimento da Astronomia têm um posto totalmente dedicado às suas teorias. O espaço Astronomia Ontem e Hoje possibilita ao visitante conhecer, em formato de linha do tempo, a história da astronomia e a colaboração de grandes astrônomos, físicos e matemáticos para o desenvolvimento dessa ciência.

Um ambiente de imersão é dedicado à cosmologia, que se chama Nós e o Universo. Nele, o público assiste a uma apresentação multimídia que percorre a evolução do pensamento humano quanto às diversas visões do mundo, das cosmogonias até a cosmologia científica, passando pelos modelos cosmológicos mais conhecidos (Geocentrismo, Heliocentrismo e o Universo sem centro do Big Bang).

Cenografada como uma nave espacial, a Nave-Escola reúne experimentos dedicados ao conhecimento do Sistema Solar, da Cosmologia, da pesquisa espacial e das condições astronômicas para o surgimento da vida no Universo. Nesse espaço é possível, ainda, simular seu peso em outros planetas.

Clique aqui e garanta seu ingresso para visitar o Planetário da Gávea.