Exposições

O Museu do Universo também oferece visita às exposições “O Universo Deslumbrante” e “Expoluz”, instaladas no segundo e terceiro piso. A primeira, em homenagem aos 50 anos do Observatório Europeu do Sul, mostra em 38 fotografias, divididas em 5 painéis, descobertas fascinantes do espaço, bem como os grandiosos equipamentos que permitiram o aprofundamento do conhecimento astronômico. O ESO tem contribuído com importantes descobertas a partir de seus três observatórios localizados no deserto do Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor.

Na exposição, o visitante conhecerá um pouco do legado do Observatório. Imagens fascinantes captadas pelos telescópios construídos nos locais que apresentam as melhores condições de observação são exibidas. Destaque para os belos registros da Nebulosa Cabeça de Cavalo, da Galáxia Centaurus A e do Aglomerado Árvore de Natal.

A “Expoluz”, em comemoração ao Ano Internacional da Luz, decretado pela UNESCO em 2015, conta com três painéis que contemplam toda trajetória e a importância dessa onda eletromagnética para a humanidade.